Perder peso é difícil. Mantê-lo pode ser uma tarefa ainda mais árdua. A fim de tornar tal objetivo tão prazeroso quanto um programa entre amigos, selecionei aqui algumas dicas do que você pode fazer para iniciar uma rotina de exercícios agora. São medidas simples que, se inseridas aos poucos no seu cotidiano, poderão mudar sua vida para melhor. Muito melhor!
Já fui obeso em minha adolescência. Com a obesidade, a minha autoestima diminuiu e consequentemente, surgiram problemas como depressão, colesterol alto e ansiedade acompanhados de insônia, hipertensão arterial, dores musculares, problemas intestinais e dificuldade de concentração. O tempo foi passando e comecei a notar que apenas eu poderia mudar aquela situação pois a tendência era que ela se agravasse cada vez mais
.
Estudante de Educação Física, resolvi aplicar em mim os ensinamentos acadêmicos adquiridos na universidade e assim, elaborei um programa de exercícios que eu chamei de os “Dez passos rumo a um corpo saudável”. Vamos a eles?
- Primeiro passo - Alongue-se
O público obeso sabe da dificuldade de iniciar qualquer programa físico. Comigo não foi diferente. Portanto, comecei meu treino aderindo ao princípio básico de toda atividade física: o alongamento. Todos os dias durante cinco minutos, esticava membros inferiores e superiores. Algumas pessoas não dão a devida importância a esta prática, porém, é fundamental que saibam que alongar evita inflamações nos músculos, aquece e prepara o corpo para o exercício, além de motivá-lo positivamente para o seu treinamento. Portanto, antes de iniciar qualquer programa de exercícios, alongue-se!
- Segundo passo - Caminhe
Na praia, no calçadão ou na academia, não importa o ambiente, o importante é que você caminhe! Três vezes por semana é o ideal. Procure caminhar de forma moderada (aquela em que você consiga conversar, mas não muito) durante trinta minutos. Estabeleça um horário que seja mais prático para você, dependendo de suas atividades diárias. O escolhido por mim foi o das 19 horas, quando me desobrigava dos meus compromissos diários. No final do segundo mês já me sentia mais leve.
- Terceiro passo - Treine sua respiração
Para diminuir o estado de ansiedade, adotei técnicas de respiração para relaxar. Durante cinco minutos por dia, exercitava o diafragma inspirando e expirando lentamente.
- Quarto Passo - Reeduque sua boca observando o que você come
Após iniciar meu programa de caminhadas, passei a atentar para a qualidade dos alimentos que eu levava à boca. Assim, passei a evitar frituras, gorduras e enlatados. Minha alimentação estava boa, mas faltava algo que eu não apreciava mesmo sabendo de sua grande importância para uma alimentação saudável. Chegara o momento de partir para o quinto passo.
- Quinto passo - Coma mais salada
Geralmente quem tem problema de peso costuma abrir mão de comidas saudáveis para ingerir alimentos que o atraem, logicamente os mais saturados em gorduras. Mesmo não gostando, ingeria salada e verduras todos os dias. Passada a dificuldade inicial, fui me habituando e senti os benefícios desta decisão principalmente na parte intestinal e também na dieta de emagrecimento.
- Sexto passo - Aumente o consumo de frutas
Para completar minha reeducação alimentar, faltava me conscientizar da importância da ingestão de frutas. Entre as refeições, passei a substituir o biscoito recheado por uma maçã.
- Sétimo passo - Beba muito líquido, principalmente água!
A ingestão de água aliada a sucos, chás e alimentos que contenham um alto teor de líquidos, como algumas frutas (melancia, laranja, etc.) também é importante, pois além de hidratarem o organismo, os líquidos auxiliam na eliminação de toxinas e na melhoria das funções do intestino. No sétimo passo minha vida tinha mudado da água para o vinho, pois não sentia mais dores musculares, minha pressão estava controlada e já havia perdido mais de trinta e cinco quilos. Com os progressos minha autoestima voltou e eu não sabia mais o que era depressão.
- Oitavo passo - Usufrua dos benefícios do chá verde
Seguindo as recomendações de meu cardiologista, me entreguei aos benefícios do chá verde, passando a beber de dois a três copos do líquido por dia. Isto representa o equivalente a meio litro de água. O chá verde auxilia na perda de peso, diminuição das taxas de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, aterosclerose dentre outras doenças degenerativas e tem ótima ação cicatrizante por uso tópico.
- Nono passo - Insira alimentos ricos em fibras em seu cardápio
As fibras além de regularizarem o intestino, previnem muitos tipos de câncer do aparelho digestivo e são muito úteis no processo de emagrecimento.
- Décimo passo - Persevere!
Meus amigos, o último passo é o mais importante, o mais difícil e o mais complicado de qualquer projeto de vida, seja alimentar, físico ou intelectual: a PERSEVERANÇA.
Sem ela não se chega a lugar algum. Você tem que ter um objetivo e saber aonde quer chegar, não importam as dificuldades, os sacrifícios e o desânimo, pois não há vitória sem luta. Não esmoreça!
Dê o primeiro passo e ele o levará ao final do seu objetivo. No caso, o objetivo é o mais importante do mundo: a sua saúde, o seu bem-estar e a sua autoestima.
Como os senhores puderam notar, todos os passos podem ser seguidos por qualquer pessoa. Mudar seu estilo de vida só irá depender da sua força de vontade.
Um grande abraço.
Flávio Bueno.
www.flaviobueno.com.br/fantastico
www.carbonic.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário