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quinta-feira, 22 de abril de 2010

SUA EXCELÊNCIA O CLIENTE

Personal Trainer - O Mercado
Consultor: Fausto Arantes Porto - CREF 1387 - DF
Graduado pela UCB - DF
Pós-graduação em Fisiologia do Exercício - GF
Conselheiro do CREF - 7 DF
Sócio Proprietário do Saúde em Movimento
Autor do Livro - Como montar um centro de treinamento personalizado
Autor do Software - Apollo - Micromed
"Cliente é a chave do negócio: perca-o e tudo estará perdido."
Com a palavra sua excelência o Cliente
No mercado o cliente possui comportamentos de adesão ou compra que são influenciados por uma serie de fatores entre eles o grupo social em que estão inseridos, pelos seus valores próprios e por experiências passadas, estando atento a estas particularidades e identificando como são influenciadas, podemos agir de forma mais eficiente, de forma a ajudar o cliente a escolher o nosso serviço ou produto.
O que o cliente quer de você? será que ele sabe? 1 - Atingir seus objetivos
2 - Sua dedicação e atenção 3 - Confiança, respeito e segurança 4 - Reconhecimento e valorização 5 - Carisma e motivação
O que leva o cliente a "comprar" seus serviços?
Desejo ou Necessidade
Os motivos que geralmente leva um cliente ao processo de compra: Financeiros - poder de compra, custo do serviço, formas de pagamento ... Emocionais - impulso, empatia, emoção, confiança, segurança ... Coletivos - status, moda, aceitação da sociedade ... Necessidade - urgência, limitação, dor, resultado, desespero ... Como geralmente é o processo de compra: 1 - O cliente reconhece a necessidade de compra. 2 - Busca informações e faz pesquisa de mercado. 3 - Analisa os resultados e indicações do produto ou serviço. 4 - Compra ou efetiva a negociação. 5 - Avalia a comprar se foi positiva ou não. Critérios geralmente que definem o processo de escolha:
Custo - poder de compra se o serviço ou produto esta dentro de sua capacidade de pagamento , formas de pagamento, preço em relação a concorrência. Qualidade - esta de acordo com suas expectativas, têm boas indicações. Status - é chique, têm grife, tem renome. Conveniência - perto, fácil, rápido, pratico. Exclusividade - único ou desenvolvido especialmente para o cliente. Novidade - é novo, tecnológico, diferente, moderno, lançamento ...
Em Marketing temos o conceito de que geralmente os consumidores se organizam em grupos de acordo com uma ou mais afinidades ou características em comuns e que devido a esse processo os consumidores podem ser encontrados ou grupadas em "nichos" e em sua exploração mercadológica a reunião de nichos próximos formam uma "segmentação" de mercado. Em minha visão um dos maiores problemas enfrentados na exploração do treinamento personalizados e a falta de visão global do mercado e definição clara da segmentação e seus nichos em que devem atuar os profissionais ou empresas faltando foco no "cliente" abrindo diversas frentes na busca de novos consumidores ("atirando para todos os lados"). Sendo necessário a definição em qual segmento e em que nicho o profissional ou empresa vai colocar seu foco, que tipo de cliente é esse, qual o seu perfil facilitando seus esforços, estratégias, energias, tempo e dinheiro.
Exemplo: Mercado - treinamento personalizado Segmentação - classe social A Nicho - crianças obesas Definição do cliente segundo seus objetivos:
Em um estudo do mercado e da segmentação do público alvo desse serviço, podemos identificar os seguintes grupos:
Clientes buscando objetivos ligados a estética e forma física: Principais objetivos do grupo:
- Estéticos e preocupação com o corpo e a forma física..
- Redução e manutenção do peso corporal.
Clientes com objetivos ligados a saúde: Com alguma limitação ou patologia no quadro de saúde, como hipertensos, diabéticos, gestantes, obesos, idosos,...
Principais objetivos do grupo:
- Redução de dores e limitações.
- Restauração e manutenção da saúde.
- Prevenção no quadro de saúde.
Clientes com objetivos ligados a performance: Atletas amadores e profissionais.
Principal objetivo do grupo:
- Melhora da performance esportiva.
Definição do cliente segundo sua faixa etária:
Criança e adolescentes características gerais: Geralmente dão pouca atenção aos detalhes Inconstantes e de difícil concentração Boa disponibilidade de tempo para o treinamento Emocionalmente instáveis Recomendações para esse grupo: Usar uma linguagem informal e criar um relação pela descontração e ludicidade. Motivá-los com uma maior variação de atividades e locais de treino. Evitar treinamentos cheios de rotinas e com processos complexos.
Adultos - características gerais: Pouca disponibilidade de tempo com vida agitada, trabalho, estudo, família ... Preocupação com a estética e a forma física. Gostam de exclusividade, inovações e novos recursos tecnológicos. Buscam resultados rápidos. Exigentes e detalhistas. Recomendações para esse grupo: Tratamento mais forma e profissional. Busca adequação aos objetivos, condições e perfil do cliente Buscar a manutenção do cliente através dos resultados propostos e da motivação constante.
Idosos - características gerais: Geralmente boa disponibilidade de tempo Objetivos relacionados com a saúde, qualidade de vida e autonomia funcional. Dificuldades no manuseio de inovações e novos recursos tecnológicos. Fieis e leais, costumam seguir o programa por longos períodos de tempo. Gostam de atenção e são muito comunicativos. Apresentam certa carência emocional.
Recomendações para esse grupo: Prioridade para a segurança (vias de acesso, piso, equipamentos) Exercícios de fácil execução Motivação constante.
Qual o perfil do publico alvo que geralmente compõem esse mercado?
É bem diversificado mas com levantamento junto ao profissionais em atuação relataram que sua clientela é composta em sua maioria de executivos(as), empresários(as), políticos, funcionários públicos de alto escalão, profissionais autônomos,artistas, modelos e atletas, exigentes e com um bom poder aquisitivo.
Para esse trabalho é necessário a definição clara de seu público alvo, conhecê-lo afundo objetivos, necessidades,desejos, grupo social, sexo, idade, residência, hábitos, lugares que podem ser encontrados, preferências e quais outras informações de possam facilitar sua inteligências de ações e planejamento.

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